quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Toy Art




Toy Art, Designers Toys e Urban Vinyl são alguns dos nomes utilizados para classificar a relativamente nova geração de brinquedos feitos por artistas e designers. Toy Art é manifestação contemporânea que se apropria do brinquedo para mesclar design, moda e urbanidade. O conceito nasceu no Japão na metade dos anos 90,com dois amigos japoneses depois de algumas guerras, e logo se espalhou pela Europa e pelos Estados Unidos, arrebanhando colecionadores.

São bonecos de vinil, plástico e outros materiais que remetem a um quê infantil presente no inconsciente coletivo, com pitadas de ironia e bom humor. As peças, normalmente numeradas, podem ser de vinil (e produzidas em escala industrial) ou resultar de técnicas artesanais, feitas por designers! É a arte transformada em brinquedos para gente grande.

Toy Art é um universo novo na arte contemporânea, um movimento que cresce a cada ano e já existem no mundo várias lojas vendendo séries de brinquedos criados por grafiteiros, ilustradores e artistas. Algumas delas, porém, podem se dedicar a customização de um único personagem ou uma única série de personagens.

1 comentário:

Violet de Fraises disse...

Adoro toy art!
estou produzindo caso gostar , em breve te mostro!